Energia eólica no Brasil, turbinas da Nordex para Statkraft devem implementar projeto brasileiro
Um dos maiores pedidos da Statkraft envolvendo a indústria de energia eólica junto a Nordex comtempla 91 aerogeradores, o maior pedido de volume de turbinas N163 / 5.X desde seu lançamento no mercado em 2019. Isso acabou posicionando a norueguesa em destaque na América do Sul.
Contrato de 20 anos
O pedido de energia eólica da Statkraft também inclui um contrato de serviço premium cobrindo três anos, bem como um contrato de suporte técnico para o cliente e turbinas por um período de 20 anos.
O parque de energia eólica “Ventos de Santa Eugenia” será construído próximo a Uibaí, no estado da Bahia, no nordeste do país. O comissionamento está previsto para o início de 2023. As turbinas serão fornecidas em modo otimizado de operação de 5,7 MW e serão instaladas em torres de concreto de 120 metros.
“Estamos muito satisfeitos que a Statkraft tenha optado por nossa tecnologia de turbinas e agradecemos a confiança depositada em nós para equipar seu maior parque eólico sul-americano. Com esta turbina da série Delta4000, projetada especialmente para locais com ventos moderados e médios, a Statkraft poderá produzir energia eólica limpa com baixo custo de energia e fornecer a eletricidade necessária ao mercado brasileiro ”, afirma Patxi Landa. Nordex Group CSO.
Para o projeto “Ventos de Santa Eugenia”, o Grupo Nordex fabricará o N163 / 5.X no Brasil. As torres de concreto também serão construídas em uma das fábricas locais da empresa perto do local. Além disso, a Nordex está comprando as pás do rotor do Brasil para incluir um máximo de valor agregado local no projeto.
O N163 / 5.X foi lançado em 2019 e é projetado para sites com ventos médios e fracos. Como parte da série Delta4000, é baseado na abordagem de uma faixa de potência flexível na classe de 5 MW. No passado, o Grupo Nordex instalou e comissionou Statkraft o parque eólico “Baillie” de 52,5 MW na Escócia, bem como o parque eólico “Kilathmoy” de 23 MW na Irlanda.