Diversos projetos públicos voltados à implantação da tecnologia fotovoltaica foram anunciados neste mês
O setor solar brasileiro inicia 2021 contando com oportunidades de negócios nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Prestadores de serviço e fornecedores poderão participar de processos de licitação de instituições e órgãos públicos no mês de janeiro.
A Prefeitura Municipal de Mazagão, no Amapá, assinala preços visando a contratação de empresa especializada capaz de oferecer serviços de cadastro georreferenciado e informatizado dos pontos de iluminação pública de LED, serviços técnicos especializados com o abastecimento de equipamentos para sistemas solares fotovoltaicos off-grid, para inventário com identificação das áreas de iluminação pública por meio de plaquetas de metal registradas em sistema informatizado específico de iluminação pública e para sistema de telegestão de iluminação pública. O projeto tem como prazo de abertura o dia 8 de janeiro.
Com prazo de início das propostas para 14 de janeiro, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou um processo de contratação de empresa especializada para o fornecimento de sistemas de microgeração de energia fotovoltaica conectados à rede (on-grid) destinados aos cartórios eleitorais dos municípios de Crato e Itapipoca.
O Sesc, situado no Sergipe, escolherá a melhor sugestão para o andamento de serviços e obras de instalação de sistema de geração de energia solar fotovoltaica on-grid. A proposta engloba a produção e o desenvolvimento do(s) projeto(s) executivo(s) e sua aprovação por parte da concessionária; a montagem, o fornecimento, o comissionamento e a ativação de todos os materiais e equipamentos; a concretização do acesso à rede de energia, o suporte técnico e o treinamento. Os projetos serão destinados às unidades do Centro de Turismo e Lazer do Sesc Atalaia, Sesc Socorro, Sesc Socorro Anexo e às novas Unidades do Sesc Itabaiana e do Sesc Comércio. O prazo de início das propostas é 2 de fevereiro.
Já em Minas Gerais, em Santana do Paraíso, o Serviço Social Do Transporte (Sest) efetuará uma concorrência buscando o fornecimento de serviço de fiscalização da obra de instalação de sistemas de energia fotovoltaica na Unidade do B 72 – Sest Vale do Aço. O prazo de início para o recebimento de propostas é 18 de janeiro.
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Amparo, também em Minas Gerais, possui processo de concessão para edificação, operação, manutenção e administração de miniusina de geração fotovoltaica. Tal usina contará com operação e gestão de serviços de compensação de créditos de energia elétrica, procurando cumprir com a legislação ambiental na esfera federal, estadual e municipal por meio da redução dos custos com energia elétrica da iluminação pública local e em suas instalações. As propostas serão iniciadas em 25 de janeiro.